terça-feira, 6 de dezembro de 2016

FISIOTERAPIA: Lesão de Ligamento Cruzado Anterior

O ligamento cruzado anterior  (LCA) é um ligamento do joelho, estrutura fundamental da articulação, visto que ele estabiliza o joelho e garante a função da nossa articulação.  A lesão desse ligamento é a lesão mais comum do joelho, acometendo principalmente indivíduos jovens e ativos. Geralmente, quando ela ocorre, além de dar instabilidade para articulação, ela também causa dor e impede em muitas vezes que o indivíduo continue a prática esportiva.



Vamos entender quais são os mecanismos dessa lesão:
- A maioria das lesões ocorre com leve flexão do joelho e varo, com rotação externa do fêmur; 
- Pode acontecer uma lesão quando joelho está em flexão e valgo, com rotação interna do fêmur; 
- Na corrida a lesão pode estar associada à mudança de direção, rápida desaceleração, paragem espontânea e movimentos de torção;
- Nos saltos, a lesão ocorre de acordo com a forma de como você chega no solo.

Essa patologia é muito comum em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, que apresentam diminuição da força músculo-esquelética, que possuem alterações anatômicas e falta de coordenação. Vale enfatizar que a maior parte dessas lesões ocorre durante a prática esportiva.

Edema, dor, aumento da temperatura no local, vermelhidão são sinais e sintomas que seu corpo está mandando para dizer que algo está errado ali. Algumas pessoas relatam um “estalido” no momento da ruptura do tendão.

Na maioria dos casos, quando a lesão do ligamento é total, a cirurgia é o tratamento mais recomendado, sendo necessária a reabilitação após o procedimento. A cirurgia é feita por via artroscópica, e o paciente geralmente recebe alta no dia seguinte. A descarga de peso do membro no pós-operatório varia de acordo com as orientações do cirurgião ortopedista.

Vale ressaltar que nunca é demais se prevenir, portanto, não deixe de manter suas musculaturas fortalecidas, realizar um treinamento neuromuscular e trabalhar a propriocepção.

Dicas da Carol:
1) Procure um médico de sua confiança caso apresente algum tipo de torção no joelho que tenha limitado as suas funções;
2) Prevenir é sempre o melhor remédio! =)


“Lembre-se sempre: Para uma vida saudável, cuide da saúde do seu corpo, da sua mente e do seu espírito.”

Fisioterapeuta Carolina Bagnariolli
@carolbagnariolli
@fisioterapiaortopedica


ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica e/ou fisioterapêutica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico/fisioterapeuta da sua confiança.


FONTES:
- Lesão do ligamento cruzado anterior: tratamento e reabilitação. Perspectivas e tendências atuais. Revista Brasileira de ortopedia, 2012.
- Prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior em futebolistas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2009.
- Protocolos de tratamento fisioterápico após cirurgia do ligamento cruzado anterior. Acta Biomedica Brasiliensa, vol. 3, n.1, 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário