quinta-feira, 16 de junho de 2016

FISIOTERAPIA: Exercícios proprioceptivos

Os exercícios proprioceptivos dentro da fisioterapia, são exercícios bastante utilizados no tratamento de diversos tratamentos pós-operatórios com o intuito de auxiliar na reabilitação da função. Porém, hoje em dia também é sabido que esses tais exercícios auxiliam na prevenção de algumas lesões. 

Mas vamos lá, o que é essa tal de propriocepção?

A propriocepção é a capacidade de perceber o movimento do corpo, permitindo que haja monitoração da progressão de qualquer sequência de movimentos. Simplificando, é a noção que nós temos do nosso corpo no espaço durante a nossa movimentação. Além disso, também podemos incluir nesse termo, a nossa capacidade de perceber a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Por exemplo, a nossa consciência do corpo, a percepção de cada movimento.

Como funciona a propriocepção?

Nos nossos músculos, aponeuroses, tendões, ligamentos e articulações temos a presença dos proprioceptores. A função dos proprioceptores é levar a informação do posicionamento do nosso corpo ao cérebro. Essa informação é muito importante para que nós possamos ter o controle dos nossos movimentos.
Bons níveis de propriocepção são necessários para a realização de movimentos funcionais durante as nossas atividades de vida diária. Alguns estudos sugerem que a diminuição da capacidade proprioceptiva faz com que o movimento perca um pouco de função, portanto, essa capacidade tem papel na resposta protetora das nossas articulações.


Por isso, fica claro que é de extrema importância o trabalho dessa capacidade, uma vez que muitos estudos concluíram que a propriocepção tende a declinar em idosos, mesmo eles sendo saudáveis. A boa notícia é que em um estudo que visou analisar a diferença da propriocepção entre jovens e idosas praticantes de exercícios físicos, os autores não encontraram diferenças significativas entre os grupos.
De um modo geral, os exercícios proprioceptivos combinam exercícios que trabalham o equilíbrio e a movimentação do corpo. Os exercícios podem ter sua dificuldade aumentada, de acordo com a evolução daquele que pratica.


A seguir alguns exemplos de equipamentos proprioceptivos. Bacana lembrar, que esses exercícios podem ser adaptados para o ambiente da academia. Pilates e yoga são atividades físicas que trabalham bastante a propriocepção seguindo os princípios de cada método.

Resultado de imagem para balancim propriocepção
Balancim de propriocepção



Disco proprioceptivo



Tábua de propriocepção


Bosu

Dica da Carol:

1) Como qualquer outro exercício, deve ser orientado por um profissional qualificado. Exercícios proprioceptivos executados de forma errônea podem lesionar.

@fisioterapiaortopedica
@carolbagnariolli

Referências:
1) Santos AA, Bertato FT, Montebelo MIL, Guirro ECO. Efeito do treinamento proprioceptivos em mulheres diabéticas.
Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 12, n. 3, p. 183-7, mai./jun. 2008
2) Antes DL, Contreira AR, Katzer JI, Corazza ST. Propriocepção de joelho em jovens e idosas praticantes de exercícios físicos. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.16, n.4, p.306-10, out./dez. 2009
3) Antes DL, Katzer JI,Corazza ST. Coordenação motora fina e propriocepção de idosas praticantes de hidroginástica. RBCEH, Passo Fundo, v. 5, n. 2, p. 24-32, jul./dez. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário