terça-feira, 17 de maio de 2016

SAÚDE MENTAL: Viagem para o Chile

Dizem que viajar é como trocar a roupa da alma. Eu particularmente, amo viajar, conhecer novas culturas, outros lugares, outros costumes. E como coisa boa é para ser compartilhada, resolvi fazer esse post com intuito de ajudar com algumas dicas dessa viagem.

Pedi a um aluno meu, umas dicas, visto que a filha dele morou durante três meses no país e havia conhecido bastante coisa. De forma bem didática, ela me enviou um "resumão" por região de todos os pontos turísticos de lá.


Região Bellavista
1.Restaurantes:
A. Azul profundo
B. Como Agua para Chocolate
C. Restaurantes do Pátio Bellavista
2.Atrações:
A. Cerro San Cristobal
B.Casa do Pablo Neruda
C. Patio Bella vista (Aqui dá pra comprar os bilhetes para os passeios de Santiago e regiões - na Turistik)
Região do Centro
1. Museu Pré-Colombiano
2. Plaza de las armas
3. Palácio de la Moneda
4. Catedral de Santiago
5. Mercado Municipal
6. Trocar dinheiro na rua Augustinas
Perto do Centro:
1.Cerro Santa Lucia
2.Lastarria (do lado da estação Universidad Católica)
3.Restaurante: Boca Nariz
Providencia:
1.Costanera Mall (subir no Costanera Center)
2.Parque de las Esculturas (Andres Bello)
3.Restaurantes:
A. Aqui está Coco
B. Baco
C. De la Ostia (tapas)
D. Astrid y Gaston (mais caro)
Região Vitacura
1.Parque bicentenário
2.Restaurante Mestizo (mto bom, vista para o parque)
Las Condes
1.Parque Arauco
2.Shopping Arauco (os passeios da Turistik normalmente saem daqui - eles têm serviço de Hop On Hop Off que vale a pena, quando não tem mto tempo)
3.Museo de la memoria y los Derechos Humanos (ir de metro)
Passeios longos:
Valle Nevado
Viña del Mar y Valparaiso
Vinícolas (Emiliana, Santa Rita, Undurraga, Concha y toro.

---------------------------------------------------------------------
Tendo em vista esse resumão, buscamos aproveitar o máximo de tempo que tivemos. Voamos para lá na quinta-feira a noite e viemos embora na segunda a tarde. Vou listar aqui o nosso roteiro e fazer algumas considerações.


Dia 25/03 - Sexta-feira
Como chegamos de madrugada (1:30) acordamos um pouco mais tarde, meu hotel ficava no Bairro da Providência, e eu tinha me programado para ir no Cerro San Cristóbal, que fica no Bairro Bellavista. Nós pegamos um taxi e pedimos para ir para lá.
Vista do alto do Cerro
  • Cerro San Cristóbal - filas grandes, você paga o ingresso e sobe de funicular (estilo um trenzinho) a esse Cerro. A vista é incrível, muitas pessoas sobem de bicicleta e lá em cima, tem um Santuário com a imagem da Virgem Imaculada da Conceição. Também é possível ver algumas "cruzes" estilizadas e um local com velas e oferendas para a santa Existem barraquinhas com souvenir e é possível desfrutar de uma bebida de tamarindo, bastante famosa lá. Você vai ver bastante gente com um copão grande com uma bebida de cor estranha! Rs (Eu não experimentei!) A volta é feita pelo mesmo trenzinho.
Oferendas e velas para Virgem Imaculada da Conceição

  • Casa de Pablo Neruda - A casa desse escritor também é bastante visitada e pertinho do cerro, se eu não me engano não da nem 1 km de distância e nós fomos a pé. A parte chata é que pegamos fila e ficamos de 20 a 30 minutos esperando. Lá dentro você recebe um tipo de celular grande que fica contando a história a cada cômodo que você entra. É possível entre inglês, espanhol e francês. A história dele é bem bacana, a casa é bem diferente e a área de fora é linda. Não são permitidas fotos no interior da casa, somente na área externa.
  • Pátio Bellavista - Depois da casa de Neruda, demos uma passada no Patio Bellavista (é tipo uma galeria com restaurantes bacanas), porém, acabamos não almoçando por lá.
  • Almoço Restaurante Azul profundo - Viemos parar nesse restaurante, conhecido, turístico.  Como eu sou vegetariana, para mim foi ótimo, porque pedi um risoto de Quinoa, legumes grelhados e salada. Comi muito, e bem. O preço não é dos mais baratos. Muito famoso na cidade também são as Tapas e meu marido experimentou nesse restaurante.
  • Volta para o hotel a pé + metrô: Já eram 16 hr e decidimos voltar para o hotel. Como a cidade é plana, achei legal irmos andando. Passamos por uma ponte cheia de cadeados, e logo em frente um parque aberta, onde pudemos observar várias pessoas deitadas em cangas, aproveitando dia ensolarado.
Ponte dos cadeados
  • Jantar Restaurante Astrid & Gastón - A noite fomos jantar nesse restaurante, chiquérrimo e caríssimo também. Foi recomendado pelo Guia Michelin. Para vegetarianos, as opções são apenas saladas. O preço é bem salgadinho.
Dia 26/03 - Sábado:
A programação para esse dia, baseava-se na visita do Cerro Santa Lucía e caminhada ao centro da cidade. Perto do hotel havia uma estação de metrô, portanto, decidimos ir por esse meio ao Cerro Santa Lucia. Baixei da internet o mapa do metrô e foi bem fácil de me encontrar.
  • Cerro Santa Lucía - Descemos na estação Santa Lucía, pedi informação e o moço que trabalhava na estação me informou qual lado seguir. Esse cerro é menos alto que o primeiro que fomos, e não tem funicular para subir. Conclusão: Se quiser ir até o alto, tem que subir bastante escada e rampas!! A paisagem é bem linda, cheio de natureza e lá de cima você consegue ter uma visão direta para a Cordilheira dos Andes.

Vista do alto do Cerro de Santa Lucía

  • Centro de Santiago - Depois de lá decidimos ir andando ali pelo centro, a pé mesmo. Tem uma rua estilo Oliveira Lima, com um monte de barraquinha, que vende de tudo um pouco. Achei esse passeio a pé divertidissimo! 
  • Catedral Lá Merced - fui parar nessa igreja sem querer achando que era a catedral mais famosa. Não era, mas gostei muito mais dela do que a própria catedral que fica na Plaza das Armas. Me chamou atenção os inúmeros agradecimentos ao Santo expedito.
Santo Expedito
  • Plaza de las Armas - Uma praça enorme, com monumentos, a catedral, pessoas vendendo coisas. Tem um museu ali perto, mas acabei não entrando em nada.
  • Catedral Metropolita - Grande, possui lá na frente túmulos de alguns padres da igreja. Para quem aprecia a arquitetura de regiões diferentes do mundo, é bacana entrar para conhecer.
Catedral Metropolitana
  • Mercado Central - Jesus, aqui eu assustei, achei que fosse igual ao de São Paulo, mas não!. Rs Muita água e sujeira no chão dos lugares que vendem frutos do mar. Estava com uma calça de boca larga e tive que segurar para não ficar fedendo a peixe. Mas também tem o lado bom: lojinha de souvenir, loja de vinho e lugares para almoçar. Bastante gente almoça por lá, os restaurantes não são perto da muvuca que fiquei assustada e já ouvi gente falando bem.
  • Almoço no Mestizo - Do mercado municipal, pegamos um táxi e fomos almoçar nesse restaurante que fica do outro lado da cidade. Amei! Amei a comida, a vista (fica de frente para o Parque Bicentenário), o lugar, tudo! Nós fizemos reserva pela internet, mas achei que não havia necessidade, tinha lugar. Vale a pena ir almoçar devido a vista para o parque e o ambiente gostoso. Se não estiver muito frio, pegue mesa do lado de fora.
  • Parque Bicentenário - Depois do almoço, andamos por todo o parque. Dá para sentar lá, ficar conversando, fazer piquenique, andar de bicicleta (tem bicicleta para alugar!). Tinha muita gente no parque, mas como tinha esfriado, só passeamos e não ficamos.
  • Bairro Las condes - começamos a andar por todo o parque e decidimos voltar a pé para o nosso hotel, percorremos o Bairro Las Condes e fomos para no shopping.
  • Shopping Costaneira - esse shopping é bacana, tem bastante loja legal, mas não vale a pena fazer compras. Bacana para um cafézinho, dar uma volta, e quem sabe subir no Sky Costaneira.
  • Sky Costaneira - Nesse mesmo shopping que eu citei acima, tem o prédio mais alto da América Latina, e dá para subir no topo, pagando, claro! Rs Eu acabei não indo porque como conheci o mais alto do mundo, não achei que teria graça.
Sky Costaneira á direita
  • Jantar no Como Água para Chocolate - Dizem que o restaurante é bem turístico, e é mesmo, mas eu gostei! Principalmente por que tinha opção vegetariana! kkkkk Tinha musiquinha ao vivo, comidinha bacana, gostosa, vinho bom e companhia melhor ainda!
Restaurante Como Água para Chocolate
 

  • Passeio pelo Bairro Bellavista - Definitivamente Santiago não é "da night". Não vá esperando encontrar baladas. Como ainda não queriamos voltar para o hotel, demos uma voltinha pelo bairro, onde há uma concentração bacana de restaurantes.

27/3 - Domingo:
No primeiro dia, em que fomos no Cerro San Cristóbal, fechamos o passeio para a Vinícola - meio período. Ah! por termos fechado esse passeio, conseguimos não pegar fila para o funicular.
  • Vinícola Santa Rita - visita na vinícola (estava MUITO frio lá!), com degustação de vinhos no final. Demoramos mais ou menos 1 hora até chegar a vinícola, saindo do shopping Arauco. Fechar passeio para gente foi bom, mas foi ruim! Rs Temos os pontos positivos, como a comodidade, mas também tem o lado negativo. Acordamos bem cedo, pois iriam nos buscar no hotel (7:15), assim como todas as outras pessoas que fecharam passeios com a empresa. Depois de pegar as inúmeras pessoas, fomos para o shopping Arauco, e de lá mudamos de ônibus e seguimos caminho para a vinícola (9:00). Ou seja, podíamos ter dormido um pouquinho mais. Então, dependendo de quantas pessoas estiverem viajando com você, vale a pena alugar um carro. ***A vinícola é linda, é durante o passeio você entende um pouquinho da história dela. Lá também era possível fazer o tour de bicicleta. Ao final, você faz uma degustação de alguns vinhos, e ganhamos uma taça. Não compramos vinho no local, porque não achamos que estava valendo a pena.
 
 
Vinícola

Degustação na Vinícola
 
  • Almoço no Restaurante Baco - Providência -> almoçamos nesse restaurante na Providência, pertinho do hotel em que estava hospedada. Gostei muito, peguei a opção de massa, que era vegetariana. Também não deixei de comer a sobremesa e tomar uma tacinha de vinho! Delicia!
 
  • Jantar no Shopping Los Condes - Terminamos o domingo jantando no shopping. Contra a nossa vontade! Rs Domingo a noite, eles NÃO TRABALHAM. Não tinha um restaurante aberto! Conclusão: Um delicioso e romântico jantar no shopping! #sqn
28/3 - Segunda-feira
  • Dia de ir embora!!!! =( Demos uma caminhada pelo Bairro Providência. Existem bastantes lojas pela região, mas acabei não comprando nada, porque realmente não vale a pena pelo valor.  A única coisa que estava valendo bastante a pena foi o vinho que compramos na Loja Baco (mais barato que nas vinícolas e todos os outros lugares que pesquisamos). A loja fica na  Rua Santa Magnólia, pertinho do restaurante que almocei um dia antes.


DICAS:
- A cidade parece ser bem segura, dá para andar a noite sem grilos. Voltamos de vários lugares a pé;
- Não compensa levar dólar, porque somente restaurantes aceitam dólar e as vezes conversão deles não é tão boa;
- A cidade é plana, e da para ir aos lugares de metrô e a pé. Baixe no seu celular uma foto do mapa de metrô, ele foi muito útil para mim;
- O castelhano deles é difícil de entender;
- Alguns táxis eu achei sujo;
- Aos domingos pouca coisa abre;
- Existe passeio para o vale Nevado, que eu queria muito ter ido, mas na época não tinha neve, então não recomendavam;
- Turistik parece ser a empresa mais famosinha para realizar passeios, usamos e foi de confiança;

- Existem muitos brasileiros trabalhando com turismo lá e na rua você até encontra com alguns.

Espero ter ajudado!


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário