terça-feira, 8 de abril de 2014

Linhaça

O que é?
É a semente do linho, considerada um alimento funcional, que traz benefícios para o coração, intestino e até prevenindo de alguns tipos de câncer. É um cereal que não contém glúten.
Existem dois tipos, a marrom e a dourada.  A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaça dourada e marrom

Nutrientes da Linhaça
- Fibras
- Magnésio
- Manganês
- Fósforo
- Zinco
- Proteinas
- Ferro
- Gorduras saturadas
- Cálcio
- Carboidratos

Quantidade recomendada de ingestão:
- A ingestão recomendada é de 10 gramas/dia (1 colher de sopa). Podem também ser consumidos até 20 gramas/dia; passando disso, é possível que aconteça um desconforto devido alta quantidade das fibras.

Benefícios:
- Auxilia a emagrecer: Por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
- Faz bem para o coração;
- Controla o diabetes;
- Controla as inflamações;
- Melhora o funcionamento dos intestinos;
- Protege de alguns tipos de câncer;
- Protege a saúde dos ossos;
- Possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
- Por ser rica em fibras, é um poderoso desintoxicante;

Contraindicações:
Devido alto teor de fibras, é contraindicada para crianças com menos de seis meses, que ainda não tem um aparelho digestório que consegue digerir de forma eficiente essas substâncias. Pessoas com intestino que funciona rapidamente podem ter desconfortos.

Fontes:
1) http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16792-linhaca-a-semente-aliada-do-coracao-diabetes-e-da-dieta
2) http://www.bemestaragora.com.br/linhaca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário