segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Novembro Azul - Prevenção do Câncer de Próstata

 



Depois do Outubro Rosa, mês designado à conscientização da prevenção do câncer de mama, foi criado o Novembro Azul, agora sobre a conscientização da prevenção do câncer de próstata. Essa campanha deve-se ao fato de ainda existir muito preconceito pela parte dos homens em realizar o exame de toque periodicamente, a fim de detectar algum problema logo no início.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (perdendo apenas para o Câncer de pele - IMPORTANCIA do protetor solar). Ele é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente nos homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.




O que é a Próstata?
 A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno situado logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela também produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.





Fatores de Risco:
- Idade acima de 50 anos
- Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 50 anos
- Hábitos alimentares ruins
- Estilo de vida não saudável

Sinais e Sintomas:
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. É recomendável consultar um urologista se o paciente apresentar os alguns desses sintomas:
- urinar pouco de cada vez;
- urinar com freqüência, especialmente durante a noite;
- dificuldade para urinar;
- dor ou sensação de ardor ao urinar;
- presença de sangue na urina ou sêmen;
- ejaculação dolorosa.

Diagnóstico:
- Toque retal: identifica áreas endurecidas ou irregulares na próstata.
- Dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA): O PSA é produzido normalmente pela próstata, presente em grande parte no sêmen e em menor parte no sangue. Nos casos de câncer, o nível de PSA está aumentado. No entanto, é importante saber também que, existem casos do PSA estar normal e o paciente apresentar esse tipo de câncer.
- Ultrassom pélvico ou transretal: a ultrassom poderá mostrar a necessidade de realizar uma biópsia.
- Estudo Histopatológico: realizado através da biopsia do material, dará a certeza do diagnóstico. O relatório anatomopatológico deve fornecer a graduação histológica, cujo objetivo é informar sobre a provável taxa de crescimento do tumor e sua tendência à disseminação, além de ajudar na determinação do melhor tratamento para o paciente.

Prevenção:
- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura;
- Prática de atividade física regular;
- Não fumar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Estar dentro do seu peso ideal.

Por que é importante a prevenção?
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Tratamento:
O tratamento depende de cada caso e de uma série de fatores, como idade, estado geral de saúde do indivíduo. Além disso, o médico leva em consideração seus sentimentos em relação aos efeitos colaterais de cada terapia, o estadiamento da doença e a chance de cada tratamento de curar o câncer.
Dentre as opções mais comuns, temos: processo cirúrgico, radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia.

A cada post, tenho mais comprovações de que o hábito de uma vida saudável nos ajuda a evitar uma série de doenças. Além disso, é importante um check up anual da saúde para detectarmos possíveis alterações no nosso organismo. A prevenção é a nossa principal arma, vamos deixar o preconceito de lado e lutar pela nossa saúde!!!


 
ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Carolina Bagnariolli
@fisioterapiaortopedica
@projetocorpomenteespirito
@carolbagnariolli

Fontes:
- Instituto Nacional do Câncer
- Hospital AC Camargo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário