sábado, 5 de outubro de 2013

Conheça o CrossFit

Hoje resolvi falar um pouquinho dessa modalidade esportiva que cresceu muito nos últimos meses. Como conheço e realizo esse tipo de treinamento, muita gente me pergunta em que ele consiste. Por esse motivo, decidi fazer esse post, para que as pessoas tenham um pouquinho mais de conhecimento.

Tabata agachamento
 O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral, que mistura técnicas de levantamento de peso, ginástica olímpica e exercícios aeróbicos em combinações que  levam cada pessoa a empenhar-se ao máximo para conseguir terminar o treino. Esse treinamento proporciona a mais ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa, não depende o biótipo ou a idade. O CrossFit gera maior otimização das capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potencia, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

 Essa idéia surgiu há mais de 20 anos com o americano Greg Glassman, que resolveu unir o que cada modalidade tinha de melhor em um único programa: a força dos levantadores de peso olímpico, a resistência cardiorrespiratória dos corredores, a força e a flexibilidade dos ginastas, as habilidades de arremessos e os saltos do atletismo. O programa proporciona um tipo de condicionamento físico que por definição é amplo, geral e inclusivo; ou seja, a especialidade é não ser especializado.

Deadlift
As bases do método são movimentos naturais do corpo humano, movimentos como avançar, saltar, abaixar e a
MINHA EXPERIÊNCIA:
Eu comecei a praticar o CrossFit em Abril de 2013 e fazia apenas 1 vez por semana. Mesmo com uma frequência baixa de prática, observei os resultados que eu buscava em menos de três meses de treino. Minha força, resistência, condicionamento físico melhoraram consideravelmente, fora o fato de eu me sentir cada vez disposta e feliz. Em alguns momentos no início do treinamento eu tive vontade de vomitar, minha pressão caiu e eu achei que fosse desmaiar. Pode parecer loucura, mas todos esses sintomas só me fizeram buscar sempre mais e mais, para que a cada treino eu superasse os meus limites. O CrossFit é um método viciante, e a cada treino eu tenho a sensação de que eu posso melhorar sempre. Eu sou suspeita para falar desse tipo de treinamento, porque estou simplesmente viciada. Indico e incentivo a todos que pratiquem o CrossFit, mas tenham a consciência de procurar pessoas instruídas e qualificadas, pois a execução errada de algum exercício, quando não orientado, pode causar danos à sua saúde. Por isso, procurem profissionais especializados.
rremessar. Os atletas são treinados para pedalar, correr, nadar e remar em curtas e longas distancias. O treino consiste em realizar circuitos de exercícios, onde a pessoa deve realizar o maior numero de repetições desse circuito em um tempo determinado, sem tempo de intervalo entre eles.

Os diferencial é que os treinadores e buscam que seus alunos adquiram um condicionamento físico e qualidade de vida acima da média.


 Fonte:
- CrossFit Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário