segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Aromaterapia e seus efeitos medicinais

Hoje resolvi falar de algo místico, que eu particularmente adoro e acredito: a aromaterapia. 

A Aromaterapia começou a ser usada pelos Egípcios e medicina chinesa há mais de seis mil anos como uma forma de tratamento medicinal. Ela é um ramo da fitoterapia que consiste no uso do tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esses aromas são 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas, equilibrando corpo, mente e espírito.

 Como funciona o tratamento?

 1) Para usufruir de seu tratamento, os óleos podem ser usados em difusores, sprays de ambientes, vaporização, inalação e durante o banho. Dessa forma, a essência será inalada. O aroma entra pelo nariz, levando o princípio ativo da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que é a região no cérebro que controla a produção de hormônios. Esses hormônios são mediadores químicos do prazer e responsáveis pela sensação de bem estar.

 2) Os óleos também podem ser aplicados na pele em massagens, banhos, escalda-pés e compressas. Sendo assim, a substância é absorvida pela derme e hipoderme e penetra na circulação sangüínea, que transporta a essência para o corpo todo.


Por que é usado como tratamento medicinal?

Quando inalamos óleos essenciais, as nossas células olfativas são estimuladas e esse impulso é encaminhado para o sistema límbico – o centro emocional do cérebro – ligado à memória, à respiração, à circulação sanguínea e aos hormônios. Na aromaterapia, as propriedades, a fragrância e os efeitos dos óleos essenciais estimulam estes diferentes sistemas Essa ligação que existe entre o cérebro e o olfato nesse momento, desencadeia uma efeito indireto no sistema imunitário, ou seja, ativa e potencia a capacidade do corpo de se auto imunizar, de se curar sozinho.
Na medicina holística, a aromaterapia é uma forma de auto-cura porque incentiva o equilíbrio interno do organismo, mas também se manifesta ao nível físico, uma vez que os óleos essenciais são conhecidos pelas suas poderosas ações revigorantes, anti-oxidantes, anti-bacterianas, anti-virais, anti-fungos, anti-inflamatórias, ansiolíticas e anti-espásticas.

Efeitos da Aromaterapia no ser humano:

- Mente – tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insónias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.

- Corpo – as propriedades anti-bacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; atuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.

- Estado emocional – os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de auto-confiança.

- Estado espiritual – a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação. 

Aplicações:

- Externa – aplicado diretamente na pele (diluído ou não), tratam feridas superficiais ou problemas de pele, activando, em simultâneo, os receptores térmicos do corpo, matando micróbios e fungos.
- Interna – ingerido através da diluição em água ou adicionado à alimentação, ativam o sistema imunitário.
- Massagem/Banhos – largamente associados às massagens e banhos de aromaterapia, nestes casos os óleos essenciais são inalados, mas também são absorvidos pela pele, entrando no sistema circulatório que os transporta para os órgãos e restantes sistemas do corpo.
- Difusão no ar – queimados como incenso ou colocados em recipientes ao ar livre, os óleos essenciais são captados pelas células olfativas e direcionados para o sistema límbico.

Pratique a Aromaterapia você também! Além de deixar o ambiente perfumado estará trabalhando para a sua auto-imunização!!!

IMPORTANTE: Procure ajuda de um profissional habilitado para a criação de seus aromas.Hoje em dia, a ingestão não é tão recomendada!!!! Outra coisa, na preparação do seu óleo de massagem, existe uma quantidade ideal de óleo essencial a ser colocada. preparações acima desse limite, podem ser prejudiciais a saúde!

Lembre-se sempre: “Para uma vida saudável, cuide da saúde do seu corpo, da sua mente e do seu espírito!”

Fisioterapeuta Carolina Bagnariolli
@carolbagnariolli
@projetocorpomenteespirito
@fisioterapiaortopedica

Fontes:
http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_294741.shtml
http://bemtratar.com/artigos/aromaterapia-aromas-que-curam

Nenhum comentário:

Postar um comentário