quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ansiedade


Segundo o sentido figurado do dicionário online, ANSIEDADE significa ausência de tranquilidade, que demonstra ou possui medo e receio; desejo intenso, impetuoso. Ou ainda desconforto físico e psíquico; excesso de agonia, aflição.
A ansiedade é uma sensação que ataca a maioria da população do mundo. E quando nos sentimos ansiosos, geralmente acabamos fazendo coisas não tão boas para a nossa saúde física e também mental. Uns acabam comendo demais, outros de menos, tomam atitudes precipitadas, sofrem por antecedência, entre outras coisas. A ansiedade não é considerada um problema pelos especialistas, mas sim uma reação normal do organismo. Entretanto, quando passa a prejudicar o nosso cotidiano, aí sim, é necessária a ajuda de um profissional.

Sintomas de Ansiedade:

A ansiedade do dia a dia não possui sintomas tão exacerbados quanto aos transtornos que ela pode ocasionar. Se estiver sentindo alguns desses sintomas de forma intensa e cotidiana, a melhor sugestão é que você procure um médico. São eles:                               
  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.

Como lidar com a Ansiedade:

- Aprenda a respirar e faça exercícios de respiração diariamente;
- Procure manter sempre pensamentos positivos, manter a cabeça com bobagens só faz a pessoa sofrer por coisas que ainda não aconteceram;
- Coloque na sua rotina a meditação;
- Pratique atividade física que exija concentração como o Pilates e o Yoga;
- Mantenha hábitos alimentares saudáveis;
- Durma no mínimo 8 horas por dia;
- Realize terapias comportamentais;
- Entre em contato com a natureza;
- Realize atividades que te deem prazer.

*** A alimentação também pode ser um grande aliado no combate a esse mal. Encontramos aqui doses diárias desses alimentos que nos ajudam manter a tranquilidade.


Galera, não vale a pena perder tempo com essa ansiedade, só faz mal para nós mesmos, a não ser que seja a ansiedade boa por uma festa, uma viagem, um grande acontecimento. Quando não for por coisas boas, vamos trabalhar para combater esse sentimento e levar a nossa vida com mais tranquilidade!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário